A sinergia entre móveis ergonômicos e bem-estar

A sinergia entre móveis ergonômicos e bem-estar

É muito comum pensarmos que a ergonomia é um aspecto que está relacionado apenas em ter uma cadeira confortável, ou ter os móveis e acessórios a uma altura adequada para as atividades cotidianas.

Para além disso, a ergonomia é a ciência que estuda e desenvolve estratégias para adaptar os ambientes domésticos, de trabalho, comerciais e produtos, como móveis, para as necessidades de uso e consumo.

Em outras palavras, a ergonomia contribui para o bem-estar do ser humano. Ela busca adaptar a rotina, levando em conta as condições e limitações físicas e cognitivas de quem vai utilizar determinado ambiente ou produto.

Nesse aspecto, esse campo de estudos está diretamente relacionado à arquitetura, ao design de interiores e ao design de móveis. Áreas que têm o objetivo de unir conforto, funcionalidade e bem-estar.

A ergonomia e os móveis

Como dito anteriormente, a ergonomia tem como objetivo principal melhorar a rotina, seja no trabalho ou em casa para garantir o conforto, funcionalidade e segurança.

Cada ambiente solicita propostas ergonômicas específicas em relação aos móveis. Em cozinhas, por exemplo, a escolha de bancadas, armários, mesas e gaveteiros deve ser feita sob a ótica da funcionalidade e segurança, garantido que os usuários daquele espaço não precisem fazer esforço durante o preparo das refeições.

No caso de salas de estar e convivência, os móveis também precisam ser de fácil acesso, permitindo o alcance, o posicionamento do corpo de forma correta e o espaço para circulação.

Os assentos (sofás, poltronas e cadeiras), devem ser escolhidos levando em conta o suporte da lombar, a profundidade do móvel e altura do encosto. Esses pontos garantem que ao passar do tempo os usuários não sofram com problemas de saúde relacionados a coluna, por exemplo.

Escritórios home office e ambientes corporativos também precisam ser projetos corretamente para proporcionar conforto aos trabalhadores. O uso de cadeiras com assentos confortáveis e estáveis, que proporcionam o posicionamento correto da coluna e pernas é essencial para manutenção do bem-estar.

Outro ponto importante sobre os móveis em escritórios é a o posicionamento da mesa ou bancada em que ficam apoiados os computadores e outros acessórios essenciais para o desenvolvimento do trabalho. É essencial que tudo seja posicionado de forma que o indivíduo precise fazer o menor esforço possível. A título de exemplo, citamos a tela do computador em uma posição que o trabalhador não tenha que ficar com o pescoço abaixado ou inclinado demais.

Ambientes comerciais não ficam isentos do uso de móveis que pensam no conforto, segurança e facilidade para manuseio dos itens e circulação. É sempre necessário escolher móveis que diminuam a necessidade de ter que se abaixar a todo momento, ou ficar realizando movimentos repetitivos.

Agora que você já sabe sobre a relação entre a ergonomia e os móveis para diversos ambientes, fica mais fácil entender a importância de observar os detalhes ao escolher o que vai compor o projeto.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS