A procura por imóveis de luxo continua em forte alta no Brasil. Segundo indicadores Abrainc/Fipe, no primeiro trimestre de 2022, as vendas dobraram no comparativo com o mesmo período do ano passando em se tratando de unidades de médio e alto padrão.
Os lançamentos do primeiro trimestre de 2022 mantêm a curva de expansão, com aumento de 35,6% em comparação ao mesmo período de 2021. Estes são excelentes indicadores de que o investimento é promissor. Mas, em paralelo, existe uma agenda necessária a ser dita: como andam os indicadores de sustentabilidade do nosso país? Será que estão acompanhando essa evolução na mesma velocidade?
Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), o Brasil é o país que mais consome recursos naturais na construção civil e o setor é o que mais produz resíduos sólidos, líquidos e gasosos, responsável por mais de 50% dos entulhos, entre construções e demolições.
Ações
Mesmo estando em Montes Claros, a maior cidade do Norte de Minas Gerais, e sabendo que nossas atitudes incipientes provocam ainda pouco reflexo positivo perante este cenário mundial, já percebemos como isso é importante para o futuro (não muito distante da atual realidade). Na Empominas, criamos diversas iniciativas, buscando atender nossos objetivos de sustentabilidade. Dentre as ações, estão:
- O rejeito de obra (fragmentos de tijolos, concreto e argamassa, por exemplo) é processado por uma máquina que o transforma em uma areia bem fina. Esse material é misturado à argamassa utilizada para regularização de lajes e assentamento de contrapiso.
- Separamos os resíduos entre recicláveis e entulho de obra. Cada um possui sua destinação correta.
- Também reciclamos outros resíduos, como, embalagens de papelão, plástico e alguns detalhes em metal. No canteiro da obra, separamos cada tipo de material e vendemos a instituições específicas, que lucram com o reaproveitamento dos resíduos. O valor que arrecadamos é revertido para diversas ações, como apoio a projetos sociais em Montes Claros, apoio a colaboradores em situações de vulnerabilidade e ações internas voltadas à equipe.
Reconhecimento
Nossas iniciativas com no Platino, empreendimento residencial entregue em 2020, foram reconhecidas recentemente no I Prêmio SINDUSConsciente Norte de Minas. A Empominas recebeu o título de construtora de boas práticas ambientais, pelas ações de coleta seletiva de material durante a execução da obra, processamento e reaproveitamento de entulho, implantação de coleta seletiva e projeto de drenagem pluvial com alimentação de lençol freático.
Os moradores do nosso novo empreendimento, o Épico Residencial, podem contar com essas ações e continuaremos em busca de inovação, para uma obra que vise reduções de impactos ambientais. Nós construímos e ajudamos a realizar sonhos, ao mesmo tempo que cuidamos do mundo que vivemos.
Buscar por um novo patamar de vida, melhor, mais sofisticado, confortável e luxuoso é uma tendência ascendente de mercado, mas também é importante que os moradores saibam que onde eles escolheram viver é um lugar que preserva o meio ambiente, cuidando do agora e do futuro.