Na construção civil residencial de alto padrão, os materiais utilizados desempenham um papel fundamental na definição da qualidade e estética. Nesse mercado, a escolha deve ser mais criteriosa, buscando-se o requinte, a durabilidade e a sofisticação.
Dentre as diversas possibilidades para acabamentos e decoração, pedras naturais e os porcelanatos ocupam uma grande relevância para os moradores. Neste artigo, vamos contar para você quais são os principais materiais de cada uma dessas categoriais citadas acima, além de suas vantagens e aplicações.
Principais pedras utilizadas para acabamentos e decoração
As pedras naturais são amplamente utilizadas em construções residenciais e comerciais devido à beleza, resistência e versatilidade. Existem diversos pedras naturais que podem ser aplicadas em formatos distintos e para funções diferentes, além da estética.
O mármore é uma pedra natural conhecida por sua elegância e sofisticação, apresentando uma ampla variedade de padrões e cores. Esse material é muito aplicado em pisos, paredes de cozinhas e lavanderias e funciona também como revestimento decorativo em outros ambientes, como áreas gourmet, por exemplo. As vantagens conferidas ao mármore são: sensação de estética exclusiva e sofisticada, durabilidade, resistência e facilidade na manutenção e na limpeza.
O granito é uma pedra resistente com aparência granulada, que pode ser encontrada em diversas cores e padrões. Sua propriedades também permitem a aplicação em ambientes diversos, tais quais os pisos, bancadas, banheiros, paredes e fachadas. Sua principais vantagens são: alta resistência a riscos, manchas e impactos, durabilidade e a variedade de cores.
O limestone, por sua vez, é uma pedra calcária que apresenta uma textura suave e porosa, com tons naturais suaves. Esse tipo de material é muito utilizado em paredes, pisos, fachadas e também em divisores de ambientes, como colunas. Os destaques para o limestone vão para a beleza natural, a versatilidade e a resistência contra intempéries climáticas, como chuvas e a exposição solar excessiva.
O travertino também é uma pedra muito utilizada em construções de alto padrão. Devido aos seus veios e a porosidade, o material tem uma aparência que lhe confere uma estética rústica e elegante. No geral, o traverttino pode ser instalado em paredes, bancadas, banheiras e outros tipos de decoração interna.
Para além das vantagens apresentadas acima, vale lembrar que a escolha da pedra deve respeitar antes aspectos como local, clima e finalidade do material no ambiente.
Principais tipos de porcelanato
Os porcelanatos são materiais produzidos a partir da mistura de matérias-primas como argilas, feldspatos e pigmentos, por exemplo. Esses materiais são submetidos a diversos processos para obtenção do resultado final, seja com o aspecto poroso, esmaltado ou acetinado.
- Porcelanato polido: Possui uma superfície lisa e brilhante, proporcionando um visual elegante e sofisticado. É frequentemente utilizado em ambientes internos, como salas, quartos e halls, conferindo um aspecto de luxo e requinte. Suas vantagens são a aparência elegante, fácil limpeza e manutenção, além do material refletir a iluminação.
- Porcelanato acetinado: Apresenta um acabamento levemente fosco, proporcionando uma atmosfera mais aconchegante e contemporânea. É versátil e pode ser usado em diferentes ambientes, como salas, cozinhas e banheiros. Suas vantagens variam entre uma estética suave e discreta, resistência a manchas e riscos e uma maior aderência, deixando mais seguro ambientes molhados.
- Porcelanato esmaltado: Possui uma camada de esmalte na superfície, oferecendo uma ampla variedade de cores, estampas e texturas. É usado tanto em ambientes internos quanto externos, permitindo uma grande liberdade criativa. O material é resistente a manchas, desgastes e impacto e é de fácil manutenção.
Qual escolher?
A escolha do material para composição do projeto pode variar de acordo com as preferências estéticas, das funcionalidades de cada ambiente, do clima e também do orçamento.
De toda forma, é sempre indicado analisar as possibilidades juntamente a um profissional especializado em acabamentos e ouvir também o arquiteto responsável pelo seu projeto.