Assinar o contrato que sela a realização do sonho da compra do apartamento na planta é único e deve vir abarcado de segurança e confiança. É por isso que deve-se estar atento a diversos detalhes que envolvem essa decisão.
O primeiro passo é conhecer o memorial descritivo. Trata-se do conjunto de documentos e informações a respeito do imóvel desejado, onde está sendo construído e acerca da construtora responsável.
De acordo com a Lei 4.591/64, o memorial descritivo é obrigatório para empreendimentos de construção civil, tornando-se público. Dessa forma qualquer pessoa interessada em comprar um imóvel na planta terá o direito de solicitá-lo. Nele vão estar detalhes como: as etapas de obras do empreendimento imobiliário, localização, autorizações de órgãos competentes e materiais que serão utilizados.
O memorial descritivo é importante para que o cliente tenha clareza de todo o planejamento, antes de assinar qualquer contrato.
Conteúdo do memorial descritivo
- Localização da obra.
- Objetivo do empreendimento.
- Nome do responsável técnico.
- Objetivos do projeto.
- Detalhes de todas as etapas da construção.
- Conceituação do projeto.
- Projeto de instalações elétricas e hidráulicas.
- Normas adotadas para a realização dos cálculos.
- Materiais para construção e finalização da obra
- Quaisquer outras especificações necessárias.
- Considerações finais.
Importância do memorial descritivo
Confiança e segurança são os principais pilares da relação entre cliente e construtora. Por isso, o memorial descritivo é um importante documento dessa conexão.
O que está assegurado com o memorial descritivo na compra do apartamento na planta:
1) Vendas e reputação da construtora
Visto que é um documento exigido por lei, o memorial atesta a seriedade da empresa, comprovando que a construtora se alinha e respeita a legislação em vigor.
2) Segurança do cliente
Com o memorial descritivo, o cliente acompanha com mais segurança as etapas da obra e como seu apartamento dos sonhos está sendo construído.
3) Proteção à construtora/incorporadora
Da mesma forma que o comprador deseja ser informado e assegurado da entrega do imóvel com todos os detalhes, o memorial resguarda a construtora, que deverá se comprometer exatamente com o que está previsto.
Se você chegou até aqui, provavelmente conseguiu identificar a finalidade e importância do memorial descritivo de um empreendimento. Ao pensar em adquirir um imóvel ainda na planta, certifique-se de solicitar o documento e analisar se você está de acordo com a proposta da construtora.